17 de ago. de 2015

Personagens históricos com catapora?

Abaixo segue foto de uma moeda de nossa coleção aonde o personagem histórico José Bonifácio apresenta pequenas bolhas em seu rosto. Será que o artista gravador que fez o cunho estava doente a passou para ele a doença? Ou com raiva dele o apresentou com a doença?
Brincadeira! Nada disto! Na verdade trata-se de “bolhas de gás”. Elas aparecem em metais como o alumínio. As moedas apresentadas abaixo são de bronze-alumínio o que pode explicar as bolhas. Segue texto retirado da Internet aonde se me baseei para falar isto. Alguém que quiser complementar este assunto eu agradeço.


As peças de alumínio podem apresentar bolhas. Se forem bolhas causadas por gás, é porque é necessário fazer a desgaseificação do alumínio liquido. O processo mais simples e fácil que conheço é com o uso de pastilhas de hexacloroetano, ou simplesmente "pastilha para tirar o gás do alumínio". Outro fator que causa bolha de gás é rederreter sempre o mesmo alumínio, a quantidade de retorno não deve ser muito alta, procure sempre derreter alumínio "novo" junto.


Estas bolhas de gás aparecem em algumas moedas norte-americanas também. Elas são tratadas como “anômalas”, ou seja, como um defeito disco. Para quem curte este tipo de moeda fica aqui a dica. Estaremos colocando algumas para venda. 

O preço? Vamos colocar o que achamos que valem. Mas quanto valem? Sei lá! Nem nós sabemos! Risos! São moedas que poucos oferecem até porque muitos classificadores nem sabem disto e, portanto, nem observam estes detalhes. Mas se alguém se interessar faça uma contraproposta. Iremos analisar com carinho.

As moedas ofertadas estarão em Flor de Cunho que é aonde aparece melhor a “catapora”. Risos. Depois que elas circulam e tornam-se MBC o leitor vai vê-las, mas como “pequenos buraquinhos”, pois as bolhas de gás se rompem.


Um comentário:

  1. Olá, descobri este blogue por acaso. As matérias aqui são realmente muito interessantes. Coleciono moedas há mais de 20 anos e tenho algumas com essas bolhas de gás mas nunca soube do que se tratavam, sempre achei que era devido a alguma falha na cunhagem.
    Bom fim de semana a todos.

    ResponderExcluir