16 de jul. de 2015

Moedas de 1000 réis 1924-1931 e suas siglas

Réis é o plural do nome das unidades monetárias de Portugal, do Brasil e de outros países lusófonos durante certos períodos da história (singular: real)
Em 1914, foi elaborado um ensaio para uma moeda de 2000 réis, com a figura da abundância. Inspirada na obra Semeuse, de Roty - que acabou sendo utilizada nas moedas de 500 e 1000 réis de 1924 a 1931. O autor do ensaio foi João da Cruz Vargas e, sua sigla JV, aparece nas moedas.O monograma JV - se assemelha mais a um Y deitado pois o J está sobreposto ao V -, aparece em baixo relevo, ao lado direito do exergo(1), encostado à orla e um pouco abaixo da boca da cornucópia. Esse detalhe, sendo em baixo relevo na moeda, existe em forma de fios finíssimos em alto relevo no cunho e, estando encostado no bordo, onde é maior a distensão do metal durante a cunhagem, se gasta rapidamente a ponto de desaparecer.Com isso, são encontradas moedas sem a sigla tornando-se uma variação apreciada pelos colecionadores. A quantidade de moedas sem sigla é muito inferior às com sigla.

Anverso: Brasil 1000 Reis 1929: circundado por uma coroa de louros (semelhante as moedas laudatórias.

Reverso: A República representada por uma jovem segurando uma cornucópia de onde os alimentos estão saindo. Ao fundo o Cruzeiro do Sul. A República Oligarquica tenta mostrar o sucesso dos governos republicanos.


Esta Moeda é de 100 reis FC (UNC) de 1927 Rara no estado 

   26.80mm
   Peso 80gr
  Cunhagem: 35817000


7 comentários:

  1. Eu José Ribeiro de Paula tenho várias moeda antiga de reis de todos o valor pretendo vender como eu faço

    ResponderExcluir
  2. Meu pai achou uma moeda de mil reis de 1924, hoje em dia quanto ela vale

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma qua acabei de achar é de 1939 alguem sabe quanto vale ?

    ResponderExcluir
  4. Procurando comprador pra moedas antigas tenho de seis países diferentes em grande quantidade ,fone.(66)996050878 ...

    ResponderExcluir