11 de fev. de 2014

Conferência Mundial das Pescas - Moeda de Portugal 250 escudos da FAO 1984

MOEDA DE PORTUGAL DA FAO 1984 

A Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) decidiu organizar, em 1984, a Conferência Mundial sobre Gestão e Desenvolvimento de Pescas. Esta Conferência terá como principal objectivo alertar a opinião internacional para a necessidade de uma exploração racional dos recursos pesqueiros, por forma a melhorar as condições de vida das populações. Como uma das formas de sensibilização da opinião pública, o Governo decidiu autorizar a emissão de uma moeda comemorativa desta iniciativa.
Organizada pela Real casa da Moeda da Grã-Bretanha, e integrando a participação de 12 países, entre os quais Portugal, na coleção, a moeda portuguesa sobressaiu da monotonia plástica naturalista representada nas restantes moedas, com uma composição dinâmica e moderna, da autoria do escultor José Aurélio, e que foi motivo de prestígio para o país.
Contudo, o diploma que autorizou a sua cunhagem (Decreto-Lei n.º 70/84, de 27 de Fevereiro) estabelecia um antecedente pouco canônico: a totalidade da emissão, 200.000 moedas de cuproníquel de 250$00 e 22.000 moedas de prata com acabamento "proof", seria distribuída e comercializada pela INCM, ou seja, não chegaram a ser lançadas em circulação pelo seu valor facial e por intermédio do Banco de Portugal, como determinava a lei vigente.
Ano: 1984
Valor facial: 250 Escudos
Metal: cuproníquel 75/25
Acabamento: BNC
Diâmetro: 37 mm
Peso: 23 g +/- 1,5 %
Bordo: serrilhado
Eixo:
Tiragem: 123.572
Escultor: José Aurélio

Frente: Apresenta, no centro do campo, o escudo das armas nacionais, orlado na parte superior pela legenda "República Portuguesa" e na parte inferior pela inscrição do respectivo valor facial, de 250$, em algarismos.

Verso: Representa um cardume, em forma de cunha, apontada da esquerda para a direita, e a legenda "FAO - CONFERÊNCIA MUNDIAL DE PESCAS, 1983-1984", na orla, nascendo na parte superior e terminado na parte inferior do cardume. Intercalado na legenda, na orla inferior da moeda, figura o símbolo da FAO relativo à Conferência.

Adquira esta moeda aqui:http://www.mundodoflordecunho.com.br/search/?q=+250+Escudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário