17 de ago. de 2015

Moedas Proof pelo Cunho

Acredito que poucos  ouviram falar que podem existir moedas Proof (fundo espelhado com alto relevo “fosco”) em séries de moedas que não consta em catálogo este tipo de acabamento. Na Europa, principalmente na Itália, aonde constam em catálogo, elas são caríssimas. Afinal elas são raras.

Mas como elas surgem? Pelo que me explicaram o artista gravador ao fazer o cunho da moeda ele “raspa” o cunho para formar o desenho em baixo relevo que quando vai para a cunhagem torna-se o alto relevo da moeda. Assim sendo, ao ele “raspar” o cunho para fazer um rosto, por exemplo, ele vai deixando micro-marcas no cunho que mesmo após o “acabamento” do trabalho permanecem. 

Assim sendo, quando as primeiras 10 ou 20 moedas são cunhadas (ninguém me disse se tem uma quantidade certa, mas são poucas) estas micro-marcas são “estampadas” na moeda formando o “fosco” do alto relevo da moeda. No entanto, estas micro-marcas suportam apenas as primeiras batidas, pois com o impacto elas vão sumindo e as moedas passam a ter uma aparência sem o “Proof”. 

Pelo que me disseram assim surgiu o acabamento “Proof”, que é hoje muito usado para moedas comemorativas. Isto tem muito sentido, visto que, em inglês, a palavra “Proof” significa “Prova”. Em toda cunhagem é comum se fazerem as “provas de cunhagem” que nada mais é do que cunhar algumas moedas para ver se tudo está funcionando direito. 

Assim, segundo o meu entendimento, o acabamento “Proof” surgiu das “Provas” de cunhagem que eram feitas e o nome foi consolidado. 

Para a sua apreciação mostro aos leitores uma moeda brasileira com este tipo de acabamento. As fotos não espelharam bem exatamente a moeda, vamos tentar melhorá-las. Trata-se de uma moeda de 400 Réis de 1936, de nossa coleção, aonde todos poderão ver que a figura de Oswaldo Cruz apresenta um aspecto fosco e o fundo liso é bastante espelhado. O mesmo acontece no verso da moeda. Trata-se de moeda RARA em nossa opinião, pois nunca vimos este tipo de moeda a venda. No entanto, comentem. Eu mesmo gostaria de saber a raridade da mesma.Por favor comentem. Este blog é democrático e todos comentando, nós aprendemos juntos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário