6 de dez. de 2014

Quem disse que numismática não é emocionante?


Hoje a nossa coleção foi agraciada com uma aquisição muito difícil e concorrida. Através do Ebay, nós participamos de um leilão de moedas da Dinamarca de um vendedor da Islândia. Moedas do início do século XX e algumas do final do século XIX. Moedas de prata e todas Flor de Cunho mesmo. Algumas moedas marcando mais de 300 dólares em catálogo. Como comprá-las a um preço razoável?
A única forma é participando do leilão e acompanhando os lances até o último minuto. A tática é não oferecer demais no início e guardar “a carta na manga” para os segundo derradeiros. Assim aconteceu, moedas já com 16, 17 até 21 lances, 5 ou 6 participantes e você lá com o “coração na mão” esperando que seu lance cubra os lances dos demais e com o “lance final” pronto na tela do computador para ofertar nos últimos 4 segundos caso alguém ultrapasse você.
Muitas vezes, aos 10 segundos do final você vê o seu lance ser sobrepujado, e daí, a glória, você faz seu lance final e “acaba” com o seu adversário. Mas, infelizmente, nem sempre funciona. Risos. Às vezes, mesmo o nosso “lance final” não é suficiente para sobrepujar o lance do concorrente e nós vemos “a moeda dos sonhos” ir para um país ignorado. Também não se esqueçam que não podemos nos empolgar muito, afinal lance no Ebay é em Dólar ou em Euro não em Reais, ou seja, 1 lá não é 1, é 2,5 ou 3. Risos novamente.
No entanto, a felicidade hoje bateu em nossa porta. Missão concluída. Vencemos a grande maioria dos leilões, na verdade acho que TODOS, risos, e traremos para a nossa coleção algumas moedas realmente lindas. A outra boa notícia é que havia moedas duplicadas, ou seja, o colecionador tinha não apenas uma 2 Kroner 1903, mas sim DUAS. Todas em Flor de Cunho. Como você não sabe qual vai ganhar oferta nas duas. A primeira você “briga” e na segunda deixa na “mão de Deus”.
Como Deus é brasileiro, segundo a lenda urbana mais antiga, risos, Deus estava do nosso lado e ganhamos TODAS as moedas duplicadas. Assim sendo, em breve, teremos estas moedas no nosso site para venda a preço fixo. Infelizmente não poderemos oferecer pelo preço que pagamos, pois a nossa Sociedade precisa de recursos para sobreviver. Mas tentaremos oferecer a um preço razoável e sempre estaremos abertos à negociação, para propostas que não sejam “indecentes”. Risos novamente.
Assim sendo, quem disse que a numismática não é emocionante, pois agora ainda teremos a emoção de descobrirmos se o Governo não nos tributará na entrada das mesmas no país e a ansiedade de sabermos se estas moedas não serão desviadas para a coleção de algum numismata dos Correios. Já aconteceram um ou dois casos, infelizmente, mas, Graças a Deus, são casos em pequena quantidade.
No entanto, como Deus é um cara muito ocupado fizemos o seguinte, pagamos o leilão em duas etapas, ou seja, haverá duas remessas. Como algumas moedas são duplicadas, TOC TOC TOC (três batidas na madeira), mesmo caso uma das remessas seja, digamos, anexada a coleção de um colecionador dos Correios, a outra passará, esperamos. Também esperamos que em dois pacotes a Receita Federal deixe de acreditar que compramos TODAS as moedas de prata da Dinamarca e não apenas algumas como foi o caso. Risos.
Já que falamos de emoção, explico, já tivemos um grupo de moedas de 50 ou 60 dólares que foi tributado em R$ 1.500,00 porque o NUMISMATA da Receita Federal achou que estávamos comprando as 30 moedas que Judas recebeu para trair Cristo. Risos novamente.
Abaixo algumas moedas que compramos para os amigos verem o que conseguimos. Pena que Galvão Bueno não narrou este leilão, senão ele diria no final:
- É do BRASILSILSILSIL!
Gargalhadas
Abraços a todos.
O presidente
P.S.: Uma ou duas moedas podem apresentar algum defeito, mas foram compradas não como Flor de Cunho e o preço ficou bem menor.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário