17 de ago. de 2015

Imitações e cópias de moedas

A moeda de prata de 2 1/2 piastras teria sido cunhada , segundo a lenda pelo sultão Otomano Selim III em Istambul em 1791(ano 1203 do Hegira- mudança de Maomé de Meca para Medina em 622 era muçulmana) Mas isso não é verdade ,de Turca só tem o aspecto. Ela foi na realidade cunhada em Parma 1796 pelo Duque Ferdinando I de Bourbon copiada com perfeição é quase impossível distinguir as piastras parmesãs das cunhadas em Istambul.

O antigo vício de imitar as moedas dos vizinhos mais ricos ou de outros paises para obter vantagens econômicas e comerciais.
As imitações se diferenciam das cópias e falsificações porque quem as emite contrariamente ao que acontece com os falsificadores tem autoridade legal para cunhar as moedas.
Essa diferença aparentemente sutil salvou a pele de muitos fidalgos que costumavam praticar a ilícita atividade enquanto os pobres diabos que copiavam uma única moeda acabavam estrangulados ou frito em caldeirão de óleo fervente.
Desde 1250 os feudatários imitavam as moedas reais, assim os cruzados seguindo o exemplo dos governos europeus não hesitaram em imitar descaradamente as moedas muçulmanas arriscando a excomunhão pelo papa.
Foi o caso do irmão de São Luiz Gonzaga, Rodolfo, com a sua fraudulenta Casa da Moeda de Castiglione dele Stiviere.
As moedas imitadas são inferiores em peso e título.


Assim quem cunhava obtinha um certo lucro, e em algumas vezes elas também tem imagens e legendas alteradas. O que fazia para evitar a fúria de quem se via prejudicado. Isso quando não criavam moedas fantasia.

E os Florins quase um recorde?
O florim de Florença, imutável no titulo durante 280 anos imitado por pelo menos 220 Casas da Moeda de todo o mundo (8 a menos que os tornezes da França) Não escapou nenhum florim cunhados pelos serracenos .O ducado de Veneza 74 imitações.


Texto e fotos retirado do livro Moedas de Todo o Mundo - Guia do Colecionador
pág 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário