14 de ago. de 2015

Medalhas Olimpicas


Quando presenciamos uma premiação de um evento esportivo como os jogos olimpicos sabemos que o vencedor  é concedida uma medalha de ouro e ao 2º colocado uma medalha de prata e ao 3º uma medalha de bronze.

O que é uma medalha? É uma peça de metal, freq. circular, cunhada para celebrar algum acontecimento memorável.

Mas qual o significado dessas premiações?

O Mérito: A logica do conhecimento no esporte é o mérito, ou seja onde impera quem tem merecimento.
O mérito esportivo precisa ser medido. O campeonato esportivo é um evento publico onde o membro de uma comunidade atlética se submete ao julgamento de seus pares. O julgamento é uma medida do mérito do atleta em geral seletiva e classificatória.

Os louros da vitória: O mais antigo simbolo ou condecoração por vitoria e mérito e coroa de louros.
A coroa de louros começou a ser utilizadas nos Jogos Pithios  um festival Pan-Helenico anterior as Olimpíadas.
Os Jogos Pithios aconteciam em Delphos a cada 4 anos no santuário de Apollo.
Começaram em torno do século VI a.C. Os vencedores dos jogos ganhavam uma cora de louros da cidade de Thampe na Thessalia. A coroa de flores era o símbolo da vitória pela sua associação com o Deus Apollo. O louro é uma planta perene de folhas resistente. Também foram usadas na Grécia folhas de oliva e de basilicão para a manufatura de coroas decorativas.



As Medalhas: Supõe-se que a origem das medalhas também seja a coroa de louros, sendo a medalha uma folha do ramo.

As Medalhas Olímpicas: Os jogos Olímpicos de 1896 foram os primeiros jogos Olímpicos da era moderna realizados em Atenas, Grécia  berço dos jogos  da Antiguidade com a participação de 241 atletas o evento realizou-se pelo empenho do Frances Pierre de Fredy, o Barão de Coubertin mentor do movimento olimpico e
fundador do comitê Olímpico Internacional nessa edição os vencedores de cada um dos eventos receberam um diploma uma medalha de prata e uma coroa de ramos de oliveira. Os segundos classificados foram recompensados com um diploma uma medalha de bronze e uma coroa de louros. Todos os atletas

participantes receberam uma medalha comemorativa desenhada pelo artista Nikephoros Lytra.
Somente nos jogos Olímpicos de 1904 em San Luis, é que as medalhas de ouros, prata e bronze começaram a ser distribuidas para os 1º, 2º e 3º colocados.
A partir de então que foi o critério usado para a premiação sendo que todas as medalhas olímpicas de premiação obedecessem a critérios no minimo 60mm de diâmetro e 3 mm de espessura.
A medalha de 1º lugar deve conter - 6 gramas de ouro puro no minimo.
Alem disso todos os atletas e membros da Comissão Técnica recebem também uma medalha de participação que e oferecido pelo comitê organizador local.



Anverso e reverso da medalha dos Jogos Olimpicos de 2004 realizados em Atenas

Texto e foto retirado do: AFN Boletim nº 60 Ano 13 JUL/SET
pagina 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário