3 de ago. de 2015

4º. Centenário da Colonização do Brasil - 1932 (Moeda do Cacique Tibiriça)

Por ocasião do 4º. centenário da colonização do Brasil, em 1932, colonização esta que teve início efetivo em 1532, somente 32 anos após o descobrimento do Brasil, tendo como marco a fundação da vila de São Vicente, a atual cidade de São Paulo, foi lançada uma série de 6 moedas com motivos relativos à época. Também conhecidas como "Vicentinas" em alusão à cidade fundada.
Confeccionadas em 1932 e assinadas por Calmon Barreto (sigla CB), a série foi apresentada nos valores de 100, 200 e 400 réis em cuproníquel, 500 e 1000 réis em bronze-alumínio e 2000 réis em prata. Esta série é considerada como sendo as primeiras moedas cunhadas no período Vargas.
Uma delas é esta moeda abaixo:
 

-Moeda de 100 réis (tostão), 1932
-Reverso: Valor facial e armas indígenas
-Verso: Efígie do Cacique Tibiriça. O primeiro índio catequisado pelo padre jesuíta José de Anchieta
-Cobre-níquel
-Km 527
-V135
Gravador: Leopoldo Alves Campos - LC (rev.) e Walter Rodrigues Toledo - WT (verso)

Quem foi o Cacique Tibiriça?
Foi o primeiro índio catequizado pelo padre jesuíta José de Anchieta, tendo colaborado com os colonizadores. Graças a sua ajuda os jesuítas puderam fundar o mosteiro de São Bento e o Colégio, núcleos do que viria a ser a cidade de São Paulo. Em 1562 conseguiu reter um ataque de índios Tupis, Carijós e Guainás, comprovando sua fidelidade aos padres jesuítas. Teve muitos filhos, entre os quais a índia Bartira, que viria a ser a mulher do português João Ramalho, seu amigo. Seus restos mortais encontram-se depositados hoje na catedral da Sé, na cidade de São Paulo.

Aonde encontrar esta moeda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário