Nas emissões de Fernando II chegaram a criar 318 novas moeda sem 29 anos de reinado (56 ouro - 125 de prata e 137 de cobre) As variantes chegaram a 460 pelas diferenças de espaço entre as letras da inscrição ou pela forma das letras, pontuação, tamanho do perfil do rei e assim por diante.
O brasão real tinha, à direita seis esferas. Tal número, no entanto , variou bastante nas moedas antigas, isso quando o espaço não estava vazio ou as esferas não eram trocadas por tracinhos ou por pequenas torres.
Madonina escudo de prata cunhado em Bolonha pelo
governo popular de 1796 a 1797 embora revolucionária
mostrava devoção á virgem
E os 50 cêntimos espanhóis de 1951 com furo central e no reverso o brasão nacional do qual faziam parte as 5 flechas dos reis católicos Fernando e Isabel, que tornaram símbolos da Falange franquista.
Nos 5 e 10 Cêntimos e nas pesetas cunhadas até então, as flechas apontavam para baixo. Em 1951 teve uma adaptação à estética fascista mudou-se o desenho e as flechas se voltaram para o alto, sendo assim recolheram as moedas já emitidas e corrigiu-se a gravura dos cunhos e a partir daí, as versões originais se tornaram peças raras, disputadas pelos colecionadores.
Livro Moedas de Todo o Mundo
Pag 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário