18 de fev. de 2015

Moedas com as valiosas variantes

Ao encontrar uma moeda inédita, algumas pessoas chegam a imortalizar seu nome na história da numismática.
Mesmo sem almejar tanto, pode -se descobrir sempre alguma variante desconhecida. Hoje as moedas cunhadas com prensas automáticas são todas iguais, salvo algum erro ou defeito no processo. Na época da cunhagem manual, a golpes de martelo ou balancim, cada exemplar saía diferente do outro: as variantes assim eram infinitas.
A piastra de 120 grana em prata, de Fernando II para Nápoles.
Estabeleceu um recorde dificilmente superável mais de 460 variantes sobre um mesmo tema

Exatamente por isso a numismática não para de oferecer surpresas a seus aficinados.
As moedas napolitanas de 10 tornesi - caracterizam o conturbado período posterior à Unificação Italiana. Foram inadvertidamente cunhadas em Roma (em 1860, mas com data de 18590, por Francisco II ´´Franceschiello´´ ultimo reis das Duas Sicílias, destronado em 1860 pelas tropas lideradas por Garibaldi.
As 480 mil mil peças emitidas, com um valor de 24.000 ducados, financiaram durante anos o bandoleirismo do sul da Itália a fim de reconduzir os Bourbon ao trono.
As moedas romanas eram iguais ás napolitanas de 1859, exceto por dois detalhes: tinham liga de cobre 45% inferior à usada em Nápoles e omitiam as iniciais  L.A., dogravador Luigi Arnaud, no anverso (sob o perfil do rei). Se esses pequenos detalhes tivessem sido percebidos a tempo, o governo italiano teria evitado desde o início a desastrosa recunhagem romana.
Na época , porém, ninguém notou a irregularidade . Hoje os 10 tornesi ´´de Roma´´ se distinguem por uma pátina esverdeada, resultante do processo de oxidação a que foram submetidos após a cunhagem, para que adquirissem aspecto envelhecido.

Os 10 tornesi em cobre cunhados em Nápoles
em 1859 e reproduzidos (com amesma data)
em Roma, um ano depois.



    
Artigo do livro Guia do Colecionador
Editora Globo
pag 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário