15 de jan. de 2016

Verdadeiro ou falso?

Uma moeda respeitadíssima em todo o mundo originou-se na Casa da Moeda de Londres,na Inglaterra. Existe em Milão, na Itália, uma oficina clandestina que as falsifica habilmente.
É também o caso de numerosas moedas de ouro suiças de 20 francos, fabricada em Tanger, no Marrocos e não na Basiléia.

Crime e Castigo

As peças falsas nasceram junto com as primeiras moedas, e nunca se conseguiu acabar com elas.
No passado as punições eram extremamente severas.
Em 1362 Vitório Amadeo I duque de Savóia, determinou para quem falsificasse suas moedas a morte por estrangulamento ou na fogueira, penas semelhantes ás reservadas a hereges e bruxas.
Na França, quem falsificasse moedas era frito em caldeirão de óleo fervente  ou então tinha a mão direita cortada para que não recaísse em tentação.

Como evitar os enganadores!

A partir do renascimento, muitos senhores e príncipes, a fim de completar suas coleções, contratavam grandes artistas para fazer cópias das moedas mais raras e das que estavam faltando. Hoje consideram-se algumas dessas cópias verdadeiras obras-primas, que nada devem ás peças originais. tais moedas são muito procuradas, apreciadas e colecionadas.

Um pesadelo para nós colecionadores são as falsificações contemporâneas estas representam um pesadelo para os colecionadores, e descobri-las, evita-las e neutralizá-las constitui uma das principais preocupações de quem se dedica a colecionar moedas.
Mas como identificar uma falsificação

Se a peça examinada foi confeccionada por meio de um processo de fundição, convém sempre desconfiar: quase todas as moedas posteriores ás series romanas foram cunhadas. A moeda fundida apresenta a superfície porosa o fundo opaco, a forma convexa e se feita em ouro, a cor esmaecida ou avermelhada.
Ás vezes, porém, é possível falsificar uma moeda usando-se matrizes iguais ás da moeda original. Nesse caso, a tarefa de verificar a autenticidade da peça torna-se bem mais difícil, e somente a experiencia pode representar uma garantia. A melhor alternativa para não ser  enrolado pode estar na consulta a um profissional de confiança, que tenha autoridade para avalizar as moedas vendidas. Muitas vezes, um aparentemente ótimo negócio realizado em feiras pode acabar se revelando um belo golpe.

Por fim existem ainda as moedas adulteradas - alteradas em algum detalhe para que dessa forma pareçam raras e consequentemente  sejam consideradas mais valiosas. Um comunismo dólar noste-americano de 1800, por exemplo, foi transformado em um 4!

Da mesma forma, das 20 liras italianas de Vítor Emanuel III de 1927 foi extraido o I da indicação do ano VI da era facista, tornando a moeda subitamente raríssima ( com a indicação do ano V), com seu valor saltando da casa dos milhares á casa do milhões.



Livro Moedas de Todo o Mundo
Pag 20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário