22 de jan. de 2016

Moedas apócrifas

Entre tantas moedas apócrifas destacam-se os exemplares de formato rombóide(40,20,10 e 5 baioques) em mistura.(liga de cobre e prata), atribuídas á República Romana de 1848-1849, mas fabricadas numa oficina parisiense. 
Há também a série de 6 valores, variadíssima nos metais utilizados (da prata ao latão), atribuída a Pio IX e a seu exílio em Gaeta, em 1848. Fabricadas na França ou na Bélgica, essas moedas continham tantos absurdos  que além de apócrifas, revelam-se fruto de imaginação das mais fantasiosas: as inscrições empregavam simultaneamente o francês o latim, e o valor adotado- zequim- caíra em desuso havia tempos nos Estados pontifícios.
O Papa Leão XIII(1810-1903) sucessor de Pio IX, nunca pôde cunhar moedas devido á ocupação italiana de Roma e ao fim do poder temporal dos papas. Mas não escapou de também ter uma peça apócrifa confeccionada em prata de 5 lira, datada de 1878, o presidente do Conselho Italiano Crispi, teve um ataque de mau humor mesmo que Leão  XIII não figurasse nelas, tais moedas sempre representariam uma reafirmação do poder temporal da Igreja e portanto um desafio ao recém criado Reino da Itália.

pag 22 
Moedas de Todo o Mundo - Guia do Colecionador




Nenhum comentário:

Postar um comentário