11 de jul. de 2015

O Banco Central apresentou as três moedas que completarão a coleção numismática em 2016 divulgados pelo Comitê Rio

Em janeiro de 2014, quando anunciou a realização do programa de moedas comemorativas dos Jogos Rio 2016, o Banco Central revelou os desenhos de 33 das 36 moedas que comporão a coleção, deixando reservados os desenhos que homenagearão as mascotes dos Jogos e a Tocha Olímpica, símbolos que ainda não haviam sido divulgados pelo Comitê Organizador do evento.

Agora, após a divulgação da Tocha Olímpica pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, o Banco Central vem apresentar as três moedas que completarão a coleção numismática, em 2016.

As mascotes dos Jogos serão retratadas em duas moedas de circulação de 1 real, enquanto a Tocha Olímpica ilustrará a última moeda de ouro da série. As três moedas farão parte do quarto e último lançamento do programa, previsto para o início de 2016.

Até o momento, já foram lançadas duas moedas de ouro e oito de prata, além de oito de 1 real, que entraram em circulação pela rede bancária e também podem ser colecionadas em cartelas especiais. As moedas já lançadas podem ser adquiridas no site do Banco do Brasil por meio de boleto bancário ou, no caso de correntistas do BB, débito em conta. Elas também estão à venda nas agências do Banco do Brasil relacionadas abaixo, onde o pagamento deve ser feito em dinheiro.

O Banco Central prevê para o início de agosto o lançamento do terceiro conjunto das moedas dos Jogos Rio 2016.

Como surgiram dúvidas por parte de alguns colecionadores, esclarecemos que estamos apenas divulgando as imagens das moedas das mascotes dos Jogos e da tocha Olímpica, símbolos que foram recentemente divulgados pelo Comitê Rio 2016. Essas moedas somente estarão disponíveis em 2016.
A título de esclarecimento, apresentamos abaixo as imagens de todo o programa de moedas comemorativas dos Jogos Rio 2016. Observamos que até o momento só foram realizados os dois primeiros lançamentos.

1º lançamento (moedas lançadas em novembro/2014):

Veja como e onde adquirir em http://www.bcb.gov.br/?MOEDACOMPRAPrezado Colecionador,
2º lançamento (moedas lançadas em abril/2015):
Veja como e onde adquirir em http://www.bcb.gov.br/?MOEDACOMPRA


3º lançamento (previsão de lançamento em agosto/2015):
(as moedas somente estarão disponíveis para venda após o lançamento)
4º lançamento (previsão de lançamento no primeiro semestre de 2016):
(as moedas somente estarão disponíveis para venda após o lançamento)


Fonte retirada do e-mail recebidodo Banco do Brasil 
MECIR - Departamento do Meio Circulante
Tereza Cristina Alves de Oliveira
Coordenadora
MECIR - Departamento do Meio Circulante
GETEC - Gerencia da Area Tecnica
DITEC - Divisao de Tecnologia da Moeda
SUPRO - Subdivisao de Projetos
Tel.: +55 (21) 2189-6301

Agências do Banco do Brasil:
Belém (PA) – Rua Santo Antonio, 432 – Campina; Curitiba (PR) – Av. Cândido de Abreu, 554 – Centro Cívico; Fortaleza (CE) - Av. Heráclito Graça, 1500 – Aldeota; Porto Alegre (RS) – Rua Sete de Setembro, 790 – Centro; Rio de Janeiro (RJ) – Rua da Quitanda, 60 – Centro; São Paulo (SP) - Av. Paulista, 2163 – Cerqueira Cesar.

Agências do Banco do Brasil em Dependências do Banco Central:
Brasília (DF) - SBS, quadra 3, bloco B, 2.º subsolo; Belo Horizonte (MG) - Av. Álvares Cabral, 1605 – 2º subsolo – Santo Agostinho; Recife (PE) – Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro; Salvador (BA) - Av. Anita Garibaldi, 1211 – Ondina.







Um comentário:

  1. Essas moedas de prata são lindas mesmo mas eu não coleciono moedas comemorativas. Sempre me interessei mais pelas que circulam. Essas de 1 real com o reverso com temas olímpicos eu pretendo colecionar.
    Bom fim de semana a todos!

    ResponderExcluir