2 de jul. de 2015

Museu Histórico Sorocabano ganhará acervo de moedas antigas, moedas Brasileiras, desde o Brasil Império e alguns exemplares internacionais

O Museu Histórico Sorocabano (MHS) abrigará futuramente uma coleção numismática. Trata-se de um rico material histórico, com moedas desde a época do Brasil Império (1822 – 1889), como Réis, Cruzeiro, Cruzado e Cruzados Novos, além de moedas igualmente antigas de outros países do mundo, de vários pesos, tamanhos, cores e tipos de metais.“Todo este material tem um valor histórico muito grande, pois através dele dá para contarmos a história e os períodos políticos do nosso país. Este acervo não tem valor comercial, pois não há nenhuma moeda raríssima. É mais o valor histórico, que é o que interessa para o museu”, afirma Claudia Tavares, chefe de divisão do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura (Secult).

Desde a semana passada, a equipe da Secretaria da Cultura está realizando a separação das moedas. O material estava armazenado no depósito do Museu Histórico Sorocabano. O próximo passo será a higienização de cada moeda com água fervente a 45°C e produtos específicos de acordo com cada material. “Nas moedas de cobre podemos utilizar pó de grafite ou carbonato de cálcio. Nas demais, como alumínio, prata e níquel, temos utilizar apenas carbonato de cálcio”, explica Daniella Moreira, museóloga da Secretaria da Cultura.


Depois disso vamos fazer um levantamento fotográfico e a catalogação de todo o material, para então ser organizada a exposição. “Ainda não dá para dizer a quantidade de moedas que temos. E muitas são repetidas”, explica Claudia Tavares. 
No acervo, foram encontradas moedas de cem Réis de 1870, de duzentos Réis de 1893, de dois Cruzeiros de 1959, além de algumas cédulas de Cruzeiro e Cruzado Novo que o Banco Central do Brasil, também foram encontrados exemplares de outros países, como Itália, Grécia, Portugal, Bélgica, Dinamarca, Argentina, Uruguai, Suíça, Alemanha, Uruguai, Jamaica, Índia, Canadá, Estados Unidos, entre outros. Uma delas é uma moeda grega no valor de dez lepta, do Reino Jorge I, datada de 1869. Outras encontradas foram moedas belgas no valor de dez Centimes, do Reino de Leopoldo I, de 1862. Também há quatro Dubles de 1864, de Guernesey, colônia britânica na Europa. Uma das mais antigas é data de 1726, de Hamburgo, na Alemanha.
 Todo esse material armazenado no MHS foi fruto de doação. “Existem muitas pessoas aficionadas em colecionar moedas. Acredito que com a exposição deste acervo vamos conseguir até mais doações”, enfatiza.

Texto retirado do site:http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/especial-publicitario/prefeitura-de-sorocaba/sorocaba-em-noticias/noticia/2015/06/museu-historico-sorocabano-ganhara-acervo-de-moedas-antigas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário