3 de jun. de 2015

Protestos em metal

Algumas pequenas adulterações podem servir para aumentar o valor e a raridade de uma moeda.
Algumas piastras napolitanas de Fernando II de Bourbon (1830-1859) aparecem contramarcadas sobre o rosto do rei, com duas bombas ou com as palavras BOJA ou BOMBA, colocadas de pois de 1849, em sinal de protesto contra o soberano que renegara a Constituição e bombardeara Nápoles e Messina, para vencer os liberais. Fernando foi apelidado de ´´rei Bomba´´

Napoleão Cego? 
Outros exemplos são os 5 francos de Paris de 1804 e as 5 Liras cunhadas em Milão em 1811.
Nelas Napoleão aparece com os olhos ´´vendados´´ e arranhados por uma pequena coruja( chouant, em francês) símbolo da chouannerie, facção armada de anti-republicanos que de 1793 a 1796 que lutou pelo retorno dos Bourbon ao trono da França.
O imperador do Brasil, D. Pedro II, em 1835 marcou as moedas de cobre a fim de reduzir seu valor em 50% e até 75%. Em Portugal, devido a outra contramarca, cruzados e tostões tiveram seu valor duplicado de uma hora para outra.

Antifascismo
O uso de contramarcas frequentemente tinha conotações politicas. Foi o caso durante o Império Romano (31a.C. a 476d.C), da Damnatio memoriae o mau imperador uma vez morto era condenado ao esquecimento. Seu nome sua imagem assim desapareciam das moedas por raspagens, marteladas ou contramarcas. Em 1923 as moedas italianas de 2 liras com o fascio foram contramarcadas na Suiça.

Texto e fotos retirados do Livro Moedas de Todo o Mundo Guia do Colecionador pag 13
Editora Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário