27 de mai. de 2015

Marcas e contramarcas em moedas

É frequente encontrar nas moedas pequenos carimbos ou contramarcas, letras figuras, números, impressões, feitos depois da emissão. Mesmo as peças contramarcadas, tanto antigas quanto atuais a prática continua em moda em vários países castigados pela inflação.
Os estudiosos acreditavam que sob o Império Romano costumava-se contramarcar apenas peças de bronze excepcionalmente as de prata e jamais de ouro.
Mas, nada disso foi confirmado na numismática ou na Historia. 
O uso de contramarcas é antiquíssimo! Veja só:
-Moedas Arcaicas dos habitantes da Lídia
-Creseidi
-Siclos dos Persas
-Tartarugas de Egina
-Corujas de Atenas.
- Moedas Bizantinas.
E nos drenários da República Romana encontra-se contramarcas privadas com frequência, nos de prata existem mais de 600 destes pequenos carimbos quase sempre simplesmente grafados. Quem os colocava eram os banqueiros, para assim garantir á clientela que a moeda era legítima, a palavra do Estado não bastava. As contramarcas oficiais eram as mais importantes e difundidas colocadas pelo Estado, por meio de punçoes e a quente. Elas apareceram com frequência durante o período helênio ( dos anos 323 a 31a.C) e as moedas de bronze tornou-se comum no Império Romano a partir do seculo I.





1989 um Áureo de Tibério (14-37d.C)
No anverso o perfil do imperador e no reverso a diva Lívia. 
Olha o contramarcado com duas letras sobrepostas na altura do pescoço do Tibério redonda com duas letras sobrepostas.

Quais são os objetivos de uma contramarca na moeda?

São muitos, desde a Antiguidade, se recorria às adulterações para ampliar a zona de circulação geografica de uma determinada moeda, mas o principal é reciclar velhas moedas e recoloca-las em circulação, por falta de novas peças ou de metal para cunha-las.
Quer um exemplo?
O exemplo de Agrigento que reutilizou os fragmentos em bronze das Littre, moedas cunhadas entre os anos 480 e 406 a.C. e depois de tê-las martelado para apagar as antigas gravuras e contramarcá-las com uma cabeça de Hércules ou com um pequeno caranguejo (simbolo da cidade).

Texto e fotos retirados do Livro Moedas de Todo o Mundo Guia do Colecionador pag 11
Editora Globo
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário