23 de mar. de 2015

Moeda Comemorativa da Ucrânia: 50 anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica 1941-1945 e sua variante



Trata-se da primeira moeda comemorativa emitida pela Ucrânia Independente, em 7 de Maio de 1995, em Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco), e qualidade de cunhagem Prooflike (espelhada). Foi cunhada pela Casa da Moeda de Moscou (Rússia), e as primeiras dezenas foram distribuídas aos veteranos da Guerra como souvenires.  Sua tiragem, de 250.000 exemplares, elevada mesmo para os padrões ucranianos, não permite que seja uma moeda rara, sendo facilmente encontrada no mercado.
Entretanto, devido a um erro de cunhagem, a letra «У» na inscrição « ПЕРЕМОГА У ВЕЛИКІЙ ВІТЧИЗНЯНІЙ ВІЙНІ (Vitória na Grande Guerra Patriótica) no reverso da moeda, saiu como um «X» em cerca de 4% dos exemplares (aproximadamente 10.000 exemplares). Quando o erro foi percebido, foi realizada a devida correção, mas já era tarde: Os exemplares com erro já estavam no mercado, nas mãos dos colecionadores, e a cópias “erradas” ainda disponíveis para venda não foram recolhidas pelo Banco Nacional da Ucrânia. Agora elas são cotadas a cerca de 10 vezes o valor da moeda com a inscrição correta, sendo um bom investimento numismático.

Ao visualizá-la no Catálogo Krause, o numismata percebe que há duas numerações para esta moeda: KM#10.1 e KM10.2, conforme a imagem abaixo:

KM#10.1 = Ukrainian Letter «Y» looks similar to «X».
KM#10.2 = Ukrainian Letter «Y» like «Y/2» in legends.

No entanto, o Catálogo Krause não ilustra qual a diferença física entre as duas moedas, e isto confunde o numismata e inclusive alguns comerciantes, que acabam pondo a moeda KM#10.2 à venda pelo preço da rara KM#10.1. Portanto, segue abaixo a diferença entre as duas moedas:


A moeda à esquerda é a comum KM#10.2 (Ukrainian Letter «Y» like «Y/2» in legends.). Isto significa que a Letra ucraniana “Y” nas legendas se parece com um “Y/2”. (Um “Y” com uma “perninha” de “2”).
A moeda à direita é a rara KM#10.1 (Ukrainian Letter «Y» looks similar to «X»). A letra ucraniana “Y” se parece mais com um “X”. É uma moeda relativamente difícil de conseguir, e mesmo no eBay e no Delcampe não há nenhuma à venda há muito tempo, e são poucas as casas numismáticas na Ucrânia que a disponibilizam. Mesmo com numismatas ucranianos, não é fácil e a maioria já está em coleções particulares.
Toda a tiragem foi emitida embalada à vácuo em saquinhos plásticos, como nas imagens abaixo: 

Além do mais, uma pequena parte da tiragem (cerca de 10%) foi emitida junto a um pequeno Certificado de Autenticidade, assinado pelo até então chefe do Banco Nacional da Ucrânia, e futuro presidente do país (entre 2005 e 2010) Viktor Yushchenko, conforme a imagem abaixo:
Nem todas as moedas acompanharam este certificado, somente uma pequena parte da tiragem (uns 10%) e as que o possuem merecem um pequeno "plus" no valor (+20 ou 30%). Todas as moedas comemorativas de Prata Alemã (cupro-níquel-zinco) da Ucrânia de 1995 e 1996 existem com e sem este pequeno certificado.
Caso você colecione essas moedas ucranianas de Prata Alemã deste período (1995 e 1996), procure sempre comprar sempre as que acompanham o pequeno certificado e estejam lacradas no plástico original. (A partir de 1997, elas vêm em cápsulas de acrílico e sem o certificado).
Para finalizar, uma parte da tiragem desta moeda compõe um bonito folder comemorativo «50 anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica», junto com mais 4 moedas e um pequeno certificado, à saber:

- KM#11: Cidade Heróica de Kerch
- KM#12: Cidade Heróica de Odessa
- KM#13: Cidade Heróica de Kiev
- KM#14: Cidade Heróica de Sevastopol

Seguem imagens abaixo: 





A ficha técnica da moeda:
Ano: 1995
Tema: 50 Anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica 1941-45
Série: Vitória na Grande Guerra Patriótica 1941-45
Facial: 200.000 Karbovantsiv
Metal: Prata Alemã (Cupro-Níquel-Zinco)
Peso: 14,35 gramas
Diâmetro: 31mm
Borda: Serrilhada
Qualidade de Cunhagem: Prooflike
Tiragem: 250.000
Designer: Oleksandr Ivakhnenko
Gravação: Oleksandr Khazov (anverso) e Viacheslav Kharlamov (reverso)
Lançamento: 7 de Maio de 1995
Catálogo: KM#10.2
Valor: (UNC: US$ 5) (BU: US$ 7,50)
ANVERSO: No anverso da moeda, no centro, o pequeno Emblema do Estado da Ucrânia, emoldurado por ramos de Viburnum Opulus. Acima do Emblema do Estado está o ano da emissão – 1995. Em duas linhas, abaixo do Emblema do Estado, a inscrição 200000 КАРБОВАНЦІВ, (Karbovantsiv) o valor facial da moeda (o número 200.000 divide uma ornamentação de esferas). Entre a borda externa e as esferas ornamentais, há a inscrição НАЦІОНАЛЬНИЙ БАНК УКРАЇНИ (Natsional’nyy Bank Ukrayiny) (Banco Nacional da Ucrânia) separado por pequenos losangos da inscrição КАРБОВАНЦІВ (Karbovantsiv).
REVERSO: No reverso da moeda no centro do conjunto está o conjunto de Sophia em Kiev – A Catedral de Santa Sofia e o monumento à Bohdan Khmelnytsky. Contra o fundo com a Catedral, à direita, há a figura de uma jovem mulher com flores vestida em trajes nacionais – símbolo da jovem Ucrânia independente, que abaixa sua cabeça na frente da Chama Eterna em memória dos povos que pereceram na Grande Guerra Patriótica. Em torno da circunferência na parte superior da moeda há a inscrição ПЕРЕМОГА У ВЕЛИКІЙ ВІТЧИЗНЯНІЙ ВІЙНІ(Vitória na Grande Guerra Patriótica). Abaixo, uma linha horizontal e a inscrição 1941-1945.
O folder original de lançamento da moeda:


Fica aí a informação compartilhada  com todos.
Autor do artigo Rubens Madriax
Numismata, colecionador somente moedas da Ucrânia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário