9 de fev. de 2015

Erros e mais erros, um sol a mais? Chifre de rei e língua de Papa?

O erro pode acontecer com uma dupla impressão como a que está nos 10 dólares canadenses cunhados para as Olímpiadas de 1976: a gravação de cada lado da moeda transparece ligeiramente no lado oposto, fato que se repete em muitas peças, inclusive em brasileiras. Também por um solavancodo cunho, um talero de Mântua de 1629 apresenta dois sóis, e não um, escaldando um girassol, símbolo da fidelidade de Mântua á Casa de Gonzaga.

Algumas vezes, ocorre também de uma moeda ser cunhada sobre o disco de outra, diferente pelo tamanho ou pelo própio metal.
São exemplos os diversos centavos e quartos de dólares norte americanos gravados em discos de metal dos dimes (10 cents) de moedas de 50 centavos brasileiras cunhadas em discos de 20 centavos, de 1 cruzeiro em discos de 50 centavos, e assim por diante.

Chifre de rei e língua de papa? 

Durante o processo de laminagem, ás vezes uma farpa de metal se destaca da lâmina e, por isso, um papa - no caso, Pio VI - pode aparecer na efígie com a língua de fora, ou um rei - Luís XVI, depois  guilhotinado - exibir na fronte um par de chifres.

Trata se de imperícia? Defeitos de cunhagem? Brincadeiras ou afrontas?
O mistério permanecerá!!!















Texto retirado do Livro Moedas de Todo Mundo 
Pág  8
Guia do Colecionador - Editora Globo







Nenhum comentário:

Postar um comentário